III Simpósio

O III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista. Impressos no Brasil do século XIX é uma realização do Grupo de Pesquisa, Diretório CNPq – Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO). O Núcleo reúne professores do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, seus orientandos de graduação e iniciação científica, e egressos do curso de História que realizam ou realizaram mestrado e doutorado em diversas universidades brasileiras.  O Núcleo também mantém parcerias com professores do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e com núcleos de pesquisas sediados em outras instituições, como o Polis – Laboratório de História Econômico-Social e o Centro de Estudos do Oitocentos (CEO), vinculados a Universidade Federal Fluminense. Ambas as instituições, UFMA e UFF, são parceiras desde a primeira edição do evento, realizada em 2009. A partir do II Simpósio (realizado em 2011), contamos com novas parcerias, especialmente com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); também no II Simpósio, ampliamos essas articulações a partir de pesquisadores que têm o Norte-Nordeste oitocentista como objeto de estudo, razão para a organização de mesas-redondas compostas por pesquisadores das Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Pernambuco, além de pesquisadores de instituições do Sudeste/Centro-Oeste cujo objeto de estudo se situa de alguma forma na articulação entre os territórios que viabilizaram o Estado imperial; por fim, outra novidade do II Simpósio foi a organização de simpósios temáticos, espaço para o diálogo entre alunos de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores, que concretizou-se como oportunidade de apresentação de trabalhos situados nos Oitocentos, mas cuja abrangência pretendia-se similar àquela intentada para as mesas-redondas.

Nessa mesma perspectiva, o III Simpósio se organiza a partir de uma conferência de abertura, quatro mesas-redondas e dez simpósios temáticos. Nos simpósios temáticos, serão apresentados 58 trabalhos, cujos textos completos integram essa publicação.

Mais uma vez, agradecemos a todos que acreditaram nesse projeto desde a sua primeira edição e que, a cada dois anos, contribuem para a consolidação desse espaço de discussão sobre o Brasil do século XIX.

  Bom evento a todos!

Comissão Organizadora